Descomplicando a depressão
- Fernanda Lyma
- 24 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2023
Alguma vez você já teve vontade de sumir, desaparecer do mundo ou até mesmo não ter vontade de sair da cama? Cuidado! Pode ser depressão.

A depressão é silenciosa, e muitas vezes podemos conviver com ela sem nos darmos conta, mas uma coisa é certa, assim como cuidamos do nosso corpo, a saúde mental também necessita de cuidados.
Baixa autoestima, tristeza e o pessimismo começam a aparecer no dia a dia com mais regularidade, muitas vezes uma angústia que o paciente não consegue explicar o motivo, podem ser sinais de alerta para a busca de um especialista. Se não tratada a depressão pode evoluir do grau leve para grave, podendo acarretar comportamentos suicidas, ressaltando que em comportamentos suicidas também podem ser incluídos o abuso de álcool e outras drogas, e se colocar em situações de risco.
É cientificamente comprovado que a depressão pode ocasionar alterações fisiológicas no corpo, muitas vezes facilitando o surgimento de outras doenças, desencadeando problemas cardiovasculares, inflamatórias, infecciosos e baixa imunidade, favorecendo o acidente vascular cerebral (AVC) e enfarto.
Outro ponto de destaque que merece a nossa atenção é a ausência de prazer em coisas que antes lhe causavam felicidade, ou que eram simples de serem executadas, como, por exemplo, praticar algum esporte ou exercício físico, visitar amigos ou cuidar de si. Por conta disso, o tratamento medicamentoso é extremamente importante para o tratamento da depressão, mas ele sozinho não basta, por isso a terapia com um profissional psicólogo é indispensável. O medicamento vai ajudar o paciente a inibir alguns sintomas, muitas vezes dando forças para aquele usuário levantar da cama e conseguir executar as suas tarefas, como, por exemplo, ir à sua consulta com o psicólogo, que por sua vez, tratará as causas da depressão, devolvendo para aquele paciente maior qualidade de vida.
É importante salientar que a depressão pode ser causada por diversos fatores, tanto genéticos e biológicos, quanto ambientais e psicológicos, ou seja, um profissional sempre deverá ser requisitado para uma investigação mais aprofundada da patologia.
Agende agora mesmo a sua consulta e comece hoje a construir um futuro melhor!
Este texto foi escrito por:
Psicóloga Fernanda Lima
